sexta-feira, 22 de junho de 2012

Detectando Mentiras pelo Discurso

O discurso é o elemento de expressão que o mentiroso mais volta a sua atenção. O mentiroso tende a monitorar mais suas palavras do que em seus gestos corporais, por exemplo. A vantagem se voltar o discurso como alvo central do disfarce é a facilidade que se tem de ensaiar previamente o que será dito. Um vigarista pode formular e decorar anteriormente uma história para contar quando for dar o golpe em alguém, mas dificilmente ele terá essa possibilidade quando se trata de ensaiar expressões faciais nos momentos exatos. 


Apesar da facilidade de se enganar alguém pelo discurso, surpreendentemente, muitos mentirosos são traídos pelo o que dizem por causa do descuido. Vestígios de mentira podem ser indicados ou vazados em três fatores da unidade do discurso. São eles: as linhas de pensamento, as palavras e o tom de voz.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

O medo protege ou sabota nossas vidas?

Frio na barriga, ansiedade, apreensão, receio, fobia, temor; são apenas alguns dos termos da variância da emoção do medo.
O medo é uma emoção retroativa, ela nos prepara para a evasão. Geralmente, o semblante amedrontado é acompanhado do frio nas mãos, pois o sangue do corpo é direcionado aos pés para preparar a fuga. A seleção natural fez com que os indivíduos receosos permanecessem vivos por mais tempo, e com isso puderam gerar descendentes. Aqueles que não se arriscavam tanto tiveram que arranjar outras maneiras de sobrevivência, além da caça, e provavelmente por isso a pecuária se desenvolveu. Em contrapartida, hoje possuímos inúmeros distúrbios relacionado a fobias e ansiedade - frutos da mesma base emocional básica do medo.  Afinal de contas, o medo protege ou sabota as nossas vidas?

Sugestões de filmes #2

A proposta desse espaço é de fornecer ao nosso público sugestões e críticas de filmes relevantes a psicologia e ao ser humano como um todo. Na publicação número 2 do "Sugestões de filmes" serão tratadas as seguintes obras cinematográficas: Tudo Acontece em Elizabethtown (2005); A Vila (2004);  O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2002);  O Colecionador de Ossos (1999);  Bonequinha de Luxo (1961).

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Em que fonte estão os vestígios de mentira?

Ao se considerar a possibilidade de apanhar mentiras, devemos levar em conta que não existe nenhum sinal de mentira por si só – nenhum gesto, expressão facial, ou músculo contraído que por si só significa que alguém está mentindo. Há apenas indícios de que a pessoa está mal preparada e pistas de emoções que não se encaixam com o contexto seguido pela pessoa. 
Não é uma tarefa fácil apanhar mentiras. O primeiro problema é a enxurrada de informações. Há muito a se considerar ao mesmo tempo. Muitas fontes – palavras, pausas, som da voz, expressões, movimentos da cabeça, gestos, postura, respiração, rubor ou branqueamento, sudorese, e por aí vai. E todas essas fontes são transmitidas simultaneamente ou em tempos sobrepostos, competindo pela atenção do apanhador de mentiras.

Luta Antimanicomial e os Direitos do Cidadão

O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental.


O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos. 

terça-feira, 19 de junho de 2012

Qual é o valor da raiva na nossa vida?

Raiva
Dizem que só o amor constrói, contudo, na verdade, a raiva é uma importante emoção motivadora. A raiva em níveis moderados é até positiva para a pessoa que a sente.

Pessoas desanimadas e passivas às vezes necessitam ser confrontadas para que o ócio seja eliminado e, com isso, elas passem a tomar uma atitude mais proativa e de locus de controle interno.

Mentir sobre sentimentos e sentimentos sobre mentir

Mentir sobre sentimentos

Falsificações também ocorrem, mesmo que a mentira não a requer diretamente, para ajudar o mentiroso a cobrir evidências do que está sendo omitido. Este uso de falsificação para mascarar o que está sendo omitido é especialmente necessário quando emoções devem ser omitidas, pois é difícil esconder uma emoção sentida no momento, especialmente se ela for intensa. Mascarar uma emoção com uma falsa é vantajoso, pois:
  • Serve para cobrir a verdadeira emoção.
  • Serve de camuflagem, pois é muito difícil manter a face neutra quando uma forte emoção é sentida.