segunda-feira, 18 de junho de 2012

Abordagem Junguiana

O psicólogo pode trabalhar em clínicas, hospitais, empresas, tribunais e comunidades. Nas áreas de atuação encontram-se a psicologia jurídica, organizacional, escolar, comunitária, área da saúde e clínica. Na clínica existem diversas abordagens, a escolha dessas abordagens é a principal dúvida do estudante de psicologia, dito isso vamos esclarecer cada uma a seguir:

Abordagem Junguiana
A Abordagem Junguiana, também referida como Psicologia Analítica, é baseada na teoria e prática desenvolvida por Carl Gustav Jung (1875-1961), psiquiatra suíço, e outros autores que deram continuidade às suas idéias.

Enquanto método aplicado à psicoterapia, a proposta de Jung acontece a partir do encontro e do diálogo entre duas pessoas (terapeuta e paciente) que interagem e desenvolvem diversas explorações e reflexões sobre as questões trazidas pelo paciente. Nesse relacionamento dialético de propósito terapêutico, o terapeuta irá intervir no sentido de promover a movimentação psíquica do paciente, propondo a observação de suas atitudes conscientes e buscando possibilidades de mudanças através da relação com conteúdos inconscientes.

O terapeuta poderá utilizar vários recursos para relacionar-se com o paciente e para favorecer seu desenvolvimento e acesso a camadas mais profundas de sua psique. Além do relacionamento pela comunicação verbal, que acontece comumente através de um diálogo face a face, podem-se utilizar outros meios de expressão e comunicação: Análise de sonhos, Técnicas expressivas gráficas ou plásticas,Técnicas de relaxamento, Histórias e Contos.

Publicação com autoria de: Fernanda Tolomei

Se você gostou desta publicação, clique em "curtir" confirme em seguida. Logo abaixo comente sobre o texto!